2024 foi o ano em que eu decidi levar a escrita a sério. Achei que finalmente tinha a motivação e os recursos para me dedicar a aprender sobre escrita criativa, compartilhando minha arte com o mundo. Isso me levou a estudar livros, fazer cursos e, finalmente, lançar uma newsletter mensal de mini-contos e fotografia (se você ainda não conhece a Mil Palavras, dá um pulinho lá e assina. É de graça).
Quando comecei a explorar opções pela Internet, fiquei um pouco perdido. Entre cursos online trambiqueiros, livros que só serviam para alimentar SEO e posts superficiais, era difícil peneirar o que podia agregar alguma coisa. Aos poucos, fui recebendo recomendações de amigos, ouvindo referências comuns entre profissionais da área e encontrando uma bibliografia mais satisfatória. Se esse processo foi difícil para mim, é possível que eu não seja o único sofrendo nessa busca, então resolvi compartilhar um pouco do que encontrei e estudei sobre escrita criativa e storytelling esse ano. Separei as recomendações em quatro tópicos: livros, cursos, coisas que leio e escuto no dia a dia (como newsletters e podcasts) e o que tenho na fila de leitura para o ano que vem.
Desde já aviso que essa lista foi feita a partir do que eu li, cursei, assisti ou escutei em 2024. Ela não é, de forma alguma, completa. Tenho certeza de que existem muitos outros recursos interessantes por aí sobre os quais não sei nada. Por isso, se tiver alguma sugestão, te convido a deixá-la nos comentários ou me escrever.
Livros Sobre Escrita Criativa e Storytelling
A lista abaixo tem livros em português e inglês que fizeram parte da minha bibliografia do ano. Todos eles têm links para a Amazon, mas, se você puder, recomendo procurá-los na livraria mais próxima que não seja de um bilionário. Nem todos têm tradução para o português, mas, quando encontrei, decidi incluir a edição brasileira ao invés da original.
Steering the Craft, de Ursula Le Guin
Esse foi um dos livros mais recomendados por professores, profissionais e colegas escritores. Apesar de curto, ele traz uma série de exercícios para colocar em prática o que a autora expõe usando grandes obras literárias como exemplo.
Ursula Le Guin aborda desde como nossa escrita soa, a partir da ideia de que leitores vão “escutar” o que escrevemos com a voz das suas mentes, até detalhes como pontuação, tamanho de frases e uso de adjetivos e advérbios. Ela também aborda ideias e decisões mais amplas como ponto de vista, tipos de narração e como contar o que leitores precisam saber para continuarem imersos na história.
Os exercícios são muito úteis. No final do livro ela dá recomendações sobre como estruturar workshops e grupos de escrita para fazê-los com outras pessoas, de forma que uns possam ajudar os outros a desenvolver a técnica.
Escrita em Movimento, de Noemi Jaffe
Na obra brasileira, Noemi Jaffe entra em detalhes sobre coisas que podem parecer triviais, como a escolha da palavra certa para denotar determinada ideia, mas que dão vida ao texto literário. Ela também quebra muitas crenças e “regras” preestabelecidas. Muitas dos exemplos que Ursula Le Guin usa em seu livro a partir de uma experiência anglófona estão melhores expostos aqui para escritores brasileiros, o que faz da leitura um complemento interessante. Além disso, a obra inclui comentários de grandes autoras e autores convidados no final de cada capítulo.
Talvez o mais completo “manual” de roteiro, o livro de McKee transita entre falar sobre o que é bem aceito pelo público e oferecer algumas estruturas que estão presentes nos filmes hollywoodianos. O conteúdo é focado no cinema, e traz alguns conceitos como a transição da carga emocional dos personagens nas cenas, diálogos interessantes, além de outros mais gerais como a estrutura de três atos.
Desde o começo o autor deixa claro que aquilo não é um livro de regras, mas sim uma série de princípios que ajudam obras cinematográficas a terem sucesso comercial. Os capítulos abordam os temas usando exemplos de filmes clássicos, analisando descrições de cenas, diálogos e personagens, às vezes propondo exercícios para colocá-los em prática.
Usar ou não as recomendações ou não na hora de estruturar suas narrativas é uma escolha pessoal, mas as ferramentas que ele propõe ajudam muito a tentar identificar como melhorá-las.
The Science of Storytelling, de Will Storr
Enquanto outras obras citadas aqui falam de boas práticas e do que funciona para narrativas em diversos formatos, o livro de Will Storr fala por quê essas práticas tendem a dar certo. O autor usa entrevistas com especialistas de áreas da psicologia, neurologia, historiadores e muitos outros para explicar como a evolução do cérebro humano nos leva a achar determinados tipos de narrativa interessantes.
Com base nessas respostas, Will Storr recomendações gerais sobre como contar uma boa história, passando pelo desenvolvimento de personagens profundos até chegar na estrutura da trama. É uma leitura que complementa muito bem qualquer uma das outras citadas.
Cursos Sobre Escrita Criativa e Storytelling
Os cursos a seguir são todos online. Eles estão disponíveis em português (originalmente ou traduzidos) e abordam perspectivas diferentes sobre escrita criativa e storytelling, alguns olhando para a produção literária, outros para a criação audiovisual e algumas coisas no meio do caminho. Nem todos estão sempre abertos, então vale a pena ficar de olho no calendário para ver quando novas turmas estarão disponíveis.
Creative Writing Specialization, da Wesleyan University
O primeiro curso que explorei em 2024 sobre escrita criativa está disponível pelo Coursera. A especialização é formada de cinco cursos menores, sobre: trama e narrativa, personagens, ambientação e descrição, desenvolvimento de estilo e, por fim, um guia para a produção de um conto.
Todas as aulas são gravadas, mas ao fim de cada módulo você precisa enviar um exercício que então será avaliado por outros alunos. Isso significa que, para receber a sua nota, você também vai precisar avaliar de dois a quatro textos por módulo. A experiência é bem enriquecedora, mas em algumas ocasiões recebi retornos um pouco genéricos demais ou de pessoas que claramente não se importaram em ler o que escrevi.
Mesmo assim, as aulas, os exercícios e os materiais de estudo propostos são muito completos. Se você se dedicar durante todo o processo, é gratificante ver que ao final do curso já vai ter um conto e uma série de cenas produzidos.
O curso é originalmente em inglês, mas é possível assistí-lo em português usando as traduções automáticas do Coursera. Os exercícios também podem ser escritos em português, e a pessoa que for revisá-los vai ter a opção de traduzi-los automaticamente para o seu idioma.
Engrenagens do Romance, por Carol Bensimon
Na semana em que escrevo esse texto estou terminando o último módulo do curso da vencedora do Jabuti, Carol Bensimon. Em doze módulos, a autora passa por temas como expandir ou contrair o tempo no texto, cronologia, uso de detalhes, criação de personagens, diálogos e design de cena.
As aulas são embasadas tanto na experiência pessoal de Carol Bensimon ao escrever seus romances quanto em uma sólida bibliografia, que contém alguns dos livros citados acima. Durante o curso, também fizemos a leitura de trechos de obras que analisamos, além de um livro completo: As Virgens Suicidas, de Jeffrey Eugenides, que debatemos em um dos três encontros ao vivo durante as doze semanas. Em alguns módulos, a autora propõe exercícios que são corrigidos e comentados por ela mesma.
O curso, por enquanto, tem somente a primeira edição que se conclui em dezembro de 2024. Recomendo ficar de olho no site da Seiva para acompanhar os próximos lançamentos.
Técnicas Criativas Para Transformar Ideias em Textos, por Aline Valek
Um curso curto e direto, com a qualidade dos materiais da Domestika, que desmistifica o processo da escrita e oferece ferramentas úteis para ajudar a transformar ideias em realidade. Aline Valek, que além de autora de romances e contos também mantém uma newsletter há mais de dez anos, mostra como fazer um brainstorm (ou toró de ideias) usando post-its, nos convida a acompanhá-la na escrita de um texto em tempo real e, ao fim, planejar um projeto pessoal. Ela foca em duas alternativas: uma newsletter ou uma zine.
O curso é muito inspirador, e foi o que me deu coragem de colocar a Mil Palavras no mundo esse ano.
Roteiro para TV, Cinema e Games, da EBAC
Como diz o nome, o curso é mais focado na criação de roteiros. Isso faz com que ele olhe muito para as estruturas cinematográficas e se apoie bastante em referências como McKee. São diversos módulos pré-gravados, a maioria deles com um exercício final que é corrigido por um instrutor em até 48 horas.
O conteúdo em si é um pouco superficial. Para quem não está em busca de um certificado, e sim do aprendizado, vale mais a pena mergulhar nos manuais de roteiro. A melhor parte do curso, entretanto, são os feedbacks que os instrutores dão para os exercícios. Ali vejo que alguém leu os textos com interesse genuíno em oferecer apoio para desenvolver as técnicas dos alunos.
Diferente dos demais, o curso da f/508, que também é uma escola de fotografia, é mais abrangente e tem longa duração. Por cerca de um ano, ele oferece disciplinas de tudo o que está ao redor da escrita, desde a caligrafia até processos editoriais. As aulas são todas online e ao vivo, com turmas pequenas de menos de dez pessoas, o que gera uma colaboração e conexão muito mais calorosas do que encontrei em qualquer outro curso online.
As turmas reduzidas também abrem mais oportunidades de conversar profundamente sobre a nossa própria escrita e conhecer o trabalho dos colegas a fundo. A sensação que tenho é a de participar de um belo grupo de escrita criativa.
No Dia a Dia
Além de livros e cursos, outra forma que encontrei de ficar imerso em discussões sobre escrita criativa e storytelling foi acompanhando pessoas que falam sobre isso ou que publicam suas histórias. Ao longo do ano li newsletters excelentes, ouvi podcasts com pessoas que trabalham na área e que trazem ideias e análises que são aulas por si só. Essas são algumas delas.
Bobagens Imperdíveis, por Aline Valek
Além da newsletter Uma Palavra, em 2024 Aline Valek voltou a publicar seu podcast “Bobagens Imperdíveis”. Essa temporada tem episódios que são ouro puro, como esse sobre Literatura e Racionais MCs, que é uma lição completa de narrativa em 30 minutos. Todo o acervo do podcast, que já está na quarta temporada, também vale uma exploração.
Script Lock, por Max e Nick Folkman
Os irmão Max e Nick Folkman, ambos escritores que trabalham com narrativa em games, conversam com outras escritoras e escritores que trabalham na indústria sobre suas experiências e storytelling em geral. O podcast só está disponível em inglês (e boa sorte para distinguir as vozes dos irmãos), mas gera conversas que dão vontade de começar a escrever (e jogar) imediatamente.
Da mesma autora brasileira que promove o curso “Engrenagens do Romance”, a Nevoeiro fala, como ela mesma diz, “sobre natureza, leituras, música, pequenas questões da existência, processo criativo e o que mais calhar”. Para assinantes pagos ela também libera uma edição especial chamada “caderno amarelo”, onde fala sobre o processo criativo do seu novo livro.
Já falei da Mil Palavras? Todo mês escolho uma fotografia autoral e crio uma história de (mais ou menos) mil palavras a partir dela. Tem um pouco de ficção científica, realismo fantástico e realidade nua e crua. Às vezes, depois do conto, falo sobre o processo de criação tanto da história quanto da fotografia. Também sempre conto o que tenho lido no mês. Esse é o meu jabá. Se ainda não assinou, é só colocar seu email aqui embaixo. É de graça.
E Depois?
Com tanta coisa que vi em 2024, quero respirar um pouco para revisitar alguns desses estudos, olhar para as minhas anotações, refazer exercícios e colocar isso tudo em prática enquanto foco em um novo projeto. Mas, é claro, ainda tenho coisas na lista que separei para ver quando tiver tempo e que quero compartilhar com você. Se por acaso já tiver lido ou cursado alguma delas, deixe seu comentário, quero saber o que você achou. Elas são:
- Livro: Escrever Ficção, de Luiz Antônio de Assis Brasil
- Livro: The Wave in the Mind, de Ursula Le Guin
- Livro: Story Genius, de Lisa Cron
- Livro: Save the Cat! Writes a Novel, de Jessica Brodyand
- Curso: Escrita Criativa: A Arte da Narrativa (PUC-RS)
Por enquanto é “só”. Quando encontrar novas coisas por aí planejo atualizar esse post com minhas impressões. Enquanto isso, você pode acompanhar novas histórias e outros comentários assinando a Mil Palavras.
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