Coisas que me orgulho de ter feito no trabalho

Quatro pessoas conversam de pé sobre um gramado. Elas estão contra a luz, assim que são quase silhuetas. Ao fundo se vê uma g
visita_nepal_khunde

Faz algum tempo que não falo de trabalho por aqui, então quero quebrar esse padrão só um pouquinho para contar algumas coisas que tenho feito.

Para quem não sabe, atualmente trabalho na área de comunicação na Internet Society (uma ONG internacional que tem como objetivo fazer com que a Internet seja, verdadeiramente, para todas as pessoas). Tenho focado principalmente em projetos de conectividade, como redes comunitárias e outras iniciativas que tentam diminuir a exclusão digital.

De um modo super resumido, o que a Internet Society global faz na área de conectividade é financiar e promover projetos locais de pessoas que querem construir ou melhorar a infraestrutura da Internet. Isso inclui todo um processo que leva a treinamentos para mostrar como instalar todos esses cabos e roteadores, como aplicar para uma licença de operação e outros detalhes que, à primeira vista, parecem monótonos, mas que fazem a Internet chegar nos lugares mais remotos, isolados ou de baixa renda do mundo.

A parte principal do meu trabalho é contar a história desses projetos. Isso serve para várias coisas, mas principalmente para reconhecer o trabalho árduo das comunidades locais e mostrar o impacto positivo desse esforço para conseguir mais financiamento e apoiar mais projetos como esses.

Um motivo adicional, um tanto pessoal, é enxergar de verdade o quanto esse trabalho tem impacto no mundo real. Trabalhamos todos de forma remota integralmente. Não temos mais escritórios físicos e nossos encontros são pontuais em eventos ou reuniões anuais de planejamento, o que faz com que às vezes pareça que o nosso trabalho é só responder e-mails e criar planilhas.

Eu, entretanto, ocasionalmente tenho a oportunidade de ir visitar esses projetos e falar com as pessoas por trás deles. Já perdi as contas de quantas histórias criamos nos mais diversos formatos nos últimos anos. Mas queria compartilhar aqui algumas das que fizemos em vídeo em diferentes regiões do mundo.

Deixo aqui um alô especial também para o Bruno Mancini, um grande cinegrafista e editor que trabalhou comigo em muitas dessas histórias.

Parará Puru, Panamá

Povos indígenas são hoje algumas das populações mais digitalmente excluídas do mundo. Poucas operadoras têm interesse (ou incentivo financeiro) em investir em infraestrutura que chegue até as comunidades mais isoladas. Esse é o caso da comunidade Parará Purú, do povo Emberá, no Panamá. Esse vídeo conta a história da sua primeira rede comunitária.

Lasebella, Balochistan, Paquistão

A exclusão digital, em geral, vem acompanhada de outros tipos de desigualdade, como financeira, racial e de gênero. Nesse projeto do Paquistão, a comunidade de Lasebella usou a Internet para apoiar as mulheres que muitas vezes não têm acesso à educação ou a um trabalho. O projeto vai além da infraestrutura de Internet, ampliando iniciativas de um centro comunitário.

Sunnyside, Houston, Estados Unidos

Mais uma vez: a exclusão digital vem acompanhada de outros tipos de exclusão. Não é à toa que, mesmo no país com a maior economia do mundo, ainda existem pessoas com pouco ou nenhum acesso à Internet. Esse é o caso de Sunnyside, no Texas. Uma comunidade majoritariamente negra e de baixa renda que, por anos, teve acesso limitado à Internet por falta de serviços ou preços mais altos do que a população local pode pagar.

Conteúdo Informativo

As histórias dos projetos são importantes para reconhecer todo o trabalho que acontece para que mais pessoas tenham acesso à Internet. Mas, além disso, também precisamos convencer muitas pessoas — como operadoras, reguladores, etc. — a pensar em modelos alternativos de promoção de acesso a nível de política pública. Por isso, outra parte do meu trabalho envolve planejar e desenvolver conteúdo informativo que ajude a explicar conceitos às vezes complexos para mais pessoas. Como exemplo, compartilho esse em que falamos sobre conectividade centrada em comunidades.

Outras Coisas Mais

Essas são só algumas das coisas que queria compartilhar hoje. Não incluí, por exemplo, todas as outras histórias e conteúdos informativos que escrevi em texto, entre outros formatos.

Passo tanto tempo me dedicando a tudo isso, planejando, pensando no conteúdo, falando com pessoas e visitando comunidades, que queria falar um pouco delas. Talvez em breve traga mais coisas; por enquanto, continuo criando novas histórias. Mas por hoje é só.

Deixe seu email e receba novos posts na sua caixa de entrada

Read more